top of page

PROGRAMAÇÃO

Programação geral_edited.jpg
Programação oficina _edited.jpg
Programação_oficina_2_edited.jpg

OFICINAS

Educação do Campo e Movimentos Sociais - Ramofly Bicalho
50 vagas

Ementa: Analisar criticamente as relações estabelecidas entre os movimentos sociais e a educação no Brasil. Compreender as demandas dos movimentos sociais representados na história da educação brasileira. Refletir sobre a formação histórica dos movimentos sociais no Brasil e sua relação com a educação pública, a luta pela terra e a agricultura familiar. Analisar as especificidades da educação do campo no Brasil, suas dinâmicas, processos pedagógicos e políticas públicas. Conhecer a Pedagogia da Alternância e sua estreita relação com as
experiências dos sujeitos, individuais e coletivos, no interior das escolas do campo. Entender a Alternância como projeto de formação integral, autoformação e desenvolvimento do meio.
___________________________________________________________________________
Campesinato no século XXI - Maciel Cover
50 vagas

Ementa: chaves de leitura sobre o campesinato desde as ciências sociais; modos de produção e campesinato; formas de resistência camponesa; educação e campesinato.
_______________________________________________________________________
Oficina de Histórias em Quadrinhos - Gustavo Cunha
30 vagas

Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos das histórias em quadrinhos. História das histórias em quadrinhos. A linguagem visual dos quadrinhos. Produção textual. Produção visual. 
Exposição artística.
________________________________________________________
Educação Musical decolonial - Leonardo Moraes
50 vagas

Ementa: Diálogo, conversa e provocações, a partir dos estudos e pesquisas por aqueles que se dedicam ao estudo das questões das Relações Étnico Raciais são um convite para (re)pensarmos o campo da Educação Musical de forma descolonizada, intercultural e desobediente para além das hegemônicas ações estabelecidas pelo pensamento eurocêntrico e norte americanizado que invisibilizam saberes, assassinam produções culturais e produzem epistemicídios nos currículos de Educação Básica. Como base político - pistemológica-metodológica pensaremos em construir saberes outros, de forma desterritorializada daquilo que é posto como e entendido como epistemologia da Música desconstruindo os caminhos preestabelecidos, hierárquicos e epistemicídas, ou seja, uma ação interétnica e decolonial para o campo da Educação Musical para/na/com a escola;

_________________________________________________________

Encanto da Mata: Literatura, Música e Poesia das aldeias - Marcia Kambeba
50 vagas

Ementa: Encanto da Mata, nome dado a oficina, surge da ideia de que a mata, o rio, os pássaros, produzem sonoridades que se percebida com carinho e atenção podem ser reproduzidas em sons e musicalmente apresentadas. Os povos indígenas fazem isso, das sementes saem chocalhos e do bambu flautas e juntos sons melódicos. Encanto da Mata tem ainda a possibilidade de trazer os encantados da mata como a matinta, curupira, boto, seres que habitam o imaginário caboclo e indígena para o palco em música e expressão teatral.
Assim objetiva-se utilizar as sonoridades do corpo e da mata manuseando elementos da natureza e fazendo com que jovens e adultos entrem no universo místico da floresta; fomentar a cultura brasileira pela pesquisa que se vem fazendo durante tempos de convivência com a musicalidade do Norte do Brasil; demonstrar a união da cultura que vem da cidade com a cultura indígena numa forma de envolver os dois universos de saberes que são: o urbano e a aldeia. E mostrar que é possível a aldeia aprender com a cidade e a cidade com a aldeia.    
_____________________________________________________________________
Oficina de sementes - Cícera Soares / Mayane Rumão / Judite da Rocha
30 vagas

Ementa: Proporcionar uma formação artística e cultural a crianças e adolescentes em
situação de vulnerabilidade social a partir da produção e difusão da arte concebida por meio
de sementes do bioma brasileiro.  
_____________________________________________________________________
Literatura de Cordel - Chico Leite
40 vagas

Ementa: A oficina tem como objetivo discutir a estética do poema em seu estado mais bucólico, tendo como foco mais basilar a valorização e a divulgação da cultura nordestina. A oficina também abordará as origens do gênero literário, discutindo alguns aspectos técnicos e históricos da xilogravura, da cantoria e seus instrumentos bem como estilos de estrofes, rima e ritmo, trazendo como ápice a produção literária de cordéis feitos pelos próprias participantes.
______________________________________________________________________
A improvisação teatral como estratégia de resistência e luta dos povos do campo -
Rosa Adelina
40 vagas

Ementa:

A oficina de 4h/aula se propõe a trabalhar a improvisação teatral através de jogos e exercícios de contação de história como recurso para discussão de temas relacionados aos povos do campo e como proposta de fortalecimento das identificações culturais camponesas.

bottom of page